Conhecimento Técnico

Conhecimento Técnico

Participe de cursos de formação voltados para o aprimoramento pessoal e comunitário

O gestor paroquial que pretende aprimorar seus conhecimentos em administração eclesial é importante que participe de um curso voltado para Pós-Graduação em Gestão Paroquial. Esta especialização não visa somente formar padres, religiosos para uma administração, mas inclusive para agentes pastorais, tanto paroquiais como a nível diocesano e até de instituto religioso.

O Curso de especialização visa qualificar administradores, coordenadores paroquiais e diocesanos para responder de forma eficaz as questões e os desafios da realidade presente no que tange a gestão paroquial diante das novas exigências do Novo Código Civil Brasileiro, principalmente quanto ao cumprimento do Art. 1078 e seguinte.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO CURSO

1.    Visa refletir sobre o papel da paróquia urbana e seus desafios diante da legislação brasileira.
2.    Articular a administração paroquial quanto a sua espiritualidade como pastoral.
3.    Proporcionar conhecimento técnico administrativo da gestão de pessoas em instituições e ambientes religiosos, pois estas estão voltadas para o terceiro setor.
4.    Fazer de seus profissionais o devido preparo para a elaboração de planos de desenvolvimento estratégicos a curto, médio e longo prazo, bem como administrar a sua execução.
5.    Estudar a leis civis e penais aplicáveis aos administradores e gestores paroquiais e diocesanos.
6.    Noções e um melhor aprofundamento da legislação trabalhista e contábil no terceiro setor, voltado inclusive pelo CDC (Código de Direito Canônico).
7.    Dar noções na captação de recursos e na divulgação de todo o trabalho oferecido tanto pelas paróquias ou por suas entidades assistenciais.

PÚBLICO ALVO

O curso de Gestão Paroquial deve ser preparado para sacerdotes, religiosos, religiosas e seminaristas que exercem ou poderão exercer a função de pároco ou coordenador paroquial. Então, o curso é direcionado para agentes de pastorais e leigos que desempenham funções administrativas em paróquias, dioceses ou instituto religiosos, administradores, diáconos, principalmente para secretárias/secretários e interessados em gestão de igrejas e organizações eclesiásticas, que necessitam de qualificação técnica e pastoral.

Um curso de Gestão  Paroquial pode ser dividido em módulos, tanto de Gestão Administrativa e Financeira, Secretaria Paroquial, Acolhimento para uma evangelização de Excelência e Arquivos Eclesiásticos e Administrativos, como também várias disciplinas específicas para o bom aproveitamento do curso.

“O Curso de Gestão Paroquial deve ser preparados para sacerdotes, religiosos, religiosas e seminaristas que exercem ou poderão exercer a função de pároco ou coordenador paroquial diocesano”.

Assim, além da sua participação em cursos especiais sobre gestão paroquial, não podemos deixar de ressaltar que a revista Paróquias & Casas Religiosas tem a missão de oferecer este conteúdo alinhado com o cotidiano de cada paróquia e comunidade, como também o CONAGE (Congresso Nacional de Gestão Eclesial), evento realizado pela revista Paróquias, tendo o mesmo objetivo dos cursos de especialização, que é levar a formação de qualidade para a igreja no Brasil.

Por Dorival Venciguera
Contador, Pós-Graduado em Controladoria e Gestão Empresarial, Auditor e Perito Judicial e um dos Maiores Especialistas sobre Contabilidade do Terceiro Setor. Oferece conteúdos gratuitos que têm ajudado milhares de pessoas e entidades no Brasil.