Cibercriminosos atacam empresas de contabilidade

À medida que mais e mais instalações tecnológicas são usadas para conduzir negócios digitalmente, os cibercriminosos tendem a desenvolver métodos fraudulentos cada vez mais sofisticados, deixando milhares de empresas vulneráveis.

Diante disso, o SESCON/SC alerta todos para aumentar a segurança utilizando softwares, antivírus atualizados ou monitorando a exposição nas redes sociais.

De acordo com as denúncias recebidas pelo Sesccon/SC, o escritório de contabilidade também sofreu uma violação da rede interna. Usam vírus de última geração, corrompem arquivos e causam perda de trabalho.

Os golpistas também entram em contato com pessoas com problemas de crédito, dizendo que podem conceder uma estimativa às empresas de contabilidade de crédito se fizerem uma. Para isso, é necessário realizar o PIX e enviar informações ao serviço. De forma fraudulenta, usaram o nome de uma conhecida firma de contabilidade da cidade para dar legitimidade à fraude.

Os contadores também foram vítimas do esquema, acabando com ligações de pessoas que pagaram e não pagaram pelos serviços prometidos. Mesmo explicando que ele também foi vítima, a situação acabou prejudicando a imagem da empresa.

Nossa orientação para quem já presenciou essas fraudes é denunciar à polícia, registrar boletim de ocorrência e, se for o caso, denunciar ao CRC.